As mídias sociais se tornaram uma arma poderosa de marketing devido à alta exposição das marcas e ao enorme retorno do investimento, isso quando as estratégias são bem planejadas. Atualmente mais de 3 bilhões de pessoas navegam na internet, isso abre uma oportunidade infinita para marcas e negócios promoverem seus serviços e produtos usando as mídias sociais.

O marketing de mídias sociais tem efeitos bastante positivos nos negócios, pois ele oferece uma oportunidade para que o público encontre você nas redes sociais.

O maior efeito do marketing de mídia social é que você também pode planejar seus anúncios para que possam alcançar seu público-alvo, manter o envolvimento com eles e responder às suas ações rapidamente, além de ser uma ótima maneira de avaliar sua concorrência, monitorando suas redes sociais.

Aqui estão 5 efeitos positivos do marketing de mídia social em sua empresa:

1. Autoridade da marca

Todo o tipo de mídia social oferece oportunidades imensas para qualquer marca apresentar sua criatividade na elaboração de campanhas e promoções nas redes sociais. É uma plataforma para a maioria das marcas envolver seu público e capturar sua atenção em um esforço para melhorar o conhecimento da marca.

Construir o reconhecimento e autoridade da marca requer esforços dedicados dia-a-dia por um longo período, onde você precisa provar constantemente aos seus clientes que eles podem confiar em sua marca, para comprar seus serviços ou produtos.

Ser visível em muitas plataformas com suas mídias sociais, ajudará você a se conectar a cada dia com mais público. O conteúdo que você produz tem que passar uma imagem positiva. Certifique-se de enriquecer suas mídias com conteúdo direto e de fácil entendimento, infográficos criativos, gráficos informativos e fotos impressionantes e copywriting. O conteúdo certo ajuda a posicionar sua marca com autoridade.

Se concentre em ensinar e não em vender diretamente em suas postagens nas redes sociais, assim verá que o reconhecimento da sua marca crescerá várias vezes.

2. Efeito no tráfego do site

Atualmente muitas pessoas estão gastando um tempo considerável nas redes sociais. É o ambiente perfeito para direcionar os usuários para o tráfego do seu e-commerce, por exemplo. 

A mídia social suporta vários formatos, portanto, você estar compartilhando texto, imagens, vídeos, podcasts, etc., você pode atrair mais público para o seu site. A mídia social é um ótimo meio onde as postagens podem ser facilmente compartilhadas, permitindo que sua marca chegue a vários usuários, em diferentes locais em diferentes fusos horários.

A chave aqui é que a mídia social impacta diretamente o tráfego dos seus anúncios, fazendo com que o usuário permaneça mais tempo lendo ou vendo sua mídia, até ele tomar uma ação até o objetivo final do seu anúncio.

3. Fidelidade à sua marca

Todos os profissionais de marketing concordam que o cliente ideal é aquele que é fiel, isso porque sabemos que manter clientes é mais econômico e eficiente do que encontrar novos.

A fidelidade à marca é uma ação de escolha direta do consumidor, onde ele prefere comprar os produtos de uma marca em detrimento de outra. Esta fidelidade se desenvolve quando uma empresa promove um relacionamento de confiança, pois gerar esta confiança é extremamente importante para qualquer empresa, pois leva a compras repetidas pelos consumidores, o que leva a maiores receitas.

É por este motivo que as marcas precisam alavancar o poder da mídia social para construir sua fidelidade, construindo conexões com clientes e atrais mais potenciais e clientes. Cultive o público no Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, e muitas outras plataformas de mídia social. Isso ajuda a criar uma base de fãs de clientes leais e claro atrairá novos seguidores que comprarão seus produtos e a carregarão nos ombros como embaixadores gerando mais autoridade para a sua marca.

A fidelidade à marca também é construída oferecendo um excelente atendimento ao cliente nas redes sociais tanto durante a captação, até a venda e claro no pós-venda. Sua empresa deve estar preparada para resolver rapidamente dúvidas e reclamações publicadas principalmente nas redes sociais. E claro, compartilhe as experiências positivas dos clientes nas redes sociais, pois essa ação ajuda a ganhar a confiança do público na internet.

4. Efeito no atendimento ao cliente

Quem nunca viu pessoas postando suas dúvidas e reclamações no Facebook ou Instagram?

As redes sociais mudaram a cara do serviço ao cliente, pois atualmente a maioria prefere postar ao em vez de falar com executivos de call center. Esta atitude de compartilhar seus problemas relacionados ao produto nas redes sociais, tem a intenção de obter uma ação imediata da marca.

Ou seja, marcas não ousarão prejudicar a imagem de sua marca na internet e, portanto, mergulharão no modo de solução o mais rápido possível. Isso não ajudará apenas os clientes, mas também demonstra como as marcas respondem às reclamações dos clientes.

Essa ação rápida da marca cria um impacto positivo no público na internet, mostrando que sua marca cuida dos clientes em tempo real e que é muito proativo.

5. A competição das marcas

As redes sociais juntamente com as mídias de compartilhamento, estão mudando a natureza da competição entre as marcas. Pois com o marketing de mídia social, você estará competindo com todos em tempo real.

Então você não pode ignorar a presença de marcas nas redes sociais. Por exemplo, o Instagram é um mercado muito lotado, mas você não tem outra opção a não ser fazer parte dele também, porque as chances são altas de que sua concorrência também esteja lá divulgando seus produtos e serviços.

Essa competição leva a maioria das empresas a ter um melhor desempenho dentro das redes sociais. Além disso você pode facilmente estar sempre observando as ações de seus concorrentes, as campanhas que eles lançam, as postagens diárias, as postagens que obtém melhor desempenho e assim por diante. 

Quando você não tem a famosa presença on-line de sua marca na internet, está automaticamente passando a vantagem para seus concorrentes. Ou seja, não ter uma presença de marca nas redes sociais irá privá-lo de todos os benefícios que poderia alcanças diariamente.

Conclusão

Uma alta porcentagem, de até 90%, dos profissionais de marketing afirma que a mídia social quando bem trabalhada tem um grande efeito em sua marca, seja qual for o nicho. Consequentemente, o marketing de mídia social se tornou uma parte substancial e muito importante de todas as estratégias de marketing de uma marca.

Os efeitos positivos do marketing de mídia social são tão vantajosos que você perderá uma oportunidade fenomenal de criar reconhecimento e autoridade se não a implementar.

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