Se já conhece, parabéns!

Se ainda não tinha ouvido falar nesses termos, a Revista Carreiras TI lhe ajudará a ter a visão correta e prática dos termos acima.

O ambiente de trabalho vem passando por diversas mudanças nos últimos anos. Duas dessas mudanças têm chamado mais a atenção: o ritmo acelerado da evolução tecnológica e as exigências do mercado e dos negócios.

Esses fatores têm desafiado a área de RH de muitas empresas:

Como contar e contratar pessoas com as habilidades necessárias a esse ambiente em constante ebulição?

Como manter a força de trabalho competitiva e ágil?

Como avaliar constantemente as capacidades individuais dos colaboradores?

Como identificar as habilidades futuras necessárias para que os negócios prosperem?

Algumas empresas já identificaram o caminho – preparando o terreno para o aprendizado contínuo:

– repensando os programas de desenvolvimento profissional;

– oferecendo cursos de aprendizagem personalizados;

– facilitando workshops de desenvolvimento de habilidades; ou ainda

–  patrocinando a obtenção de certificações específicas para atender às suas necessidades.

Mesmo considerando ter estratégias para a área da Gestão de Pessoas como essas, esses esforços de requalificação ou requalificação pontuais parecem que não têm sido suficientes.

Reskilling ou Requalificação

O reskilling ou requalificação é um processo que envolve o treinamento dos funcionários em um conjunto de habilidades inteiramente novo.

A finalidade da requalificação é prepará-los para assumir funções diferentes dentro da empresa. Com as mudanças acontecendo em ritmo célere, muitas  tarefas ou responsabilidades anteriores têm-se tornado irrelevantes ou desnecessárias. Muitas vezes a culpa é dos avanços tecnológicos que estão mudando os processos ou tornando-os obsoletos…

Com a requalificação, as empresas conseguem manter os colaboradores que já têm conhecimento do mercado ou da empresa, que sabem trabalhar em equipe e que seriam difíceis de substituir.

Em muitas situações esses funcionários só precisam atualizar suas habilidades para usar novos sistemas e desenvolver novas capacidades.

A requalificação pode ser feita, por exemplo, com a obtenção de um novo diploma, uma certificação ou a especialização em uma área ou campo diferente.

A requalificação permite que as empresas retenham trabalhadores confiáveis ​​e minimizem a rotatividade, investindo no crescimento dos funcionários.

O exemplo da Amazon1:

A gigante mundial do e-commerce patrocinou, em 2019, programas de requalificação (ou reciclagem) para cerca de 100 mil funcionários por causa das mudanças nos processos de automação. Alguns funcionários do “chão de fábrica” foram habilitados a desempenhar novas funções, como técnicos de TI e programadores foram capacitados para trabalhar como cientistas de dados.

Upskilling – Aprimoramento de habilidades

Ao contrário da requalificação, o aprimoramento de habilidades ocorre quando os trabalhadores melhoram as habilidades existentes e aprofundam suas habilidades e impacto dentro de suas áreas de especialização.

Ao expandirem o conhecimento os funcionários ficam mais bem posicionados e preparados para receberem responsabilidades adicionais e a exercerem funções de nível superior em uma carreira específica.

O aprimoramento de habilidades permite à organização construir relacionamentos interempresariais sólidos e cria condições para reter e manter líderes que seriam úteis à concorrência.

Ao investir em capacitação e desenvolvimento do aprimoramento de habilidades a empresa está comunicando aos colaboradores: cresçam e fiquem aqui!

O aprimoramento de habilidades deveria ser estratégia e prioridade dos departamentos de Gestão de Pessoas, visando à qualificação contínua e ao desenvolvimento de líderes.

New Skilling – Novas habilidades

Temos visto que a demanda por talentos qualificados cresce em regime exponencial, particularmente as habilidades para as áreas de TI.

Com os avanços tecnológicos e as mudanças do ambiente de negócios, o novo mundo do trabalho exige que as pessoas aprimorem continuamente suas habilidades para se manterem relevantes e melhorarem a capacidade de  empregabilidade.

Desenvolver “novas habilidades” significa criar condições de utilizar todos os recursos de aprendizagem contínua para atender à demanda das habilidades específicas que o mercado requer.

A realidade dos dias atuais é que as empresas que não tomarem as iniciativas de reskilling, upskilling e new skilling – requalificação, aprimoramento de habilidades e desenvolvimento de novas habilidades – como estratégias de qualificação da força de trabalho – correrão o risco de perderem mercado, de se tornarem irrelevantes ou ainda de não sobreviverem em um mercado altamente competitivo.

O que as organizações devem fazer, então?

– Entender, identificar e descobrir quais habilidades são necessárias agora – e serão no futuro;

– Antecipar a identificação de lacunas de habilidades e conhecer as habilidades adjacentes ou similares;

– Direcionar a qualificação da aprendizagem para funções e indivíduos;

– Fazer da aprendizagem e do desenvolvimento um esforço compartilhado entre empresas e colaboradores;

– Diversificar as modalidades de aprendizagem disponíveis; e

– Monitorar o progresso do desenvolvimento das habilidades da força de trabalho e medir os resultados.

E você, precisa requalificar, aprimorar habilidades ou desenvolver novas habilidades?

A transformação organizacional e digital está acontecendo mais rapidamente do que nunca.

Saber exatamente o que o treinamento/desenvolvimento que você precisa para alavancar sua empregabilidade é crucial.

As edições de maio, junho e julho da Revista Carreiras TI abordaram os temas:

Maio – Trilhas de Aprendizagem de Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional

Junho –  Trilha de Aprendizagem Individual e Personalizada

Julho – Construindo Trilhas de Aprendizagem

Não invista tempo e dinheiro em um programa de treinamento com a abordagem errada!

Faça uma análise das habilidades que possui e procure minimizar as lacunas de habilidades hard e soft skills.

Construa suas trilhas de aprendizagem para requalificar-se ou aprender novas habilidades.

Você é o principal responsável pela aquisição do conhecimento e o aprimoramento pessoal e profissional.

Tenha a correta percepção de que as necessidades do ambiente de trabalho continuarão a evoluir em um ritmo rápido, exigindo treinamento, desenvolvimento, requalificação e o aprendizado de novas habilidades, de forma regular e constante para que haja uma força de trabalho capaz de realizar as tarefas certas, no momento certo e com as qualificações necessárias aos negócios.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.