Na edição do mês de maio da Revista Carreiras TI, vimos um dos meios de educação continuada e de auxílio ao desenvolvimento pessoal e profissional: as Trilhas de Aprendizagem.
Com os diversos recursos tecnológicos disponíveis: smartphones, tablets, redes wi-fi, conexões de 3G, 4G e em breve a 5G, o acesso a cursos, eventos e aulas on-line têm sido mais democratizado e facilitado.
Os cursos do tipo MOOC – Massive Open On-Line Courses oferecidos, gratuitamente, por empresas ou Instituições de Ensino são oportunidades de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências em curto espaço de tempo.
Nesta edição vamos ver como é possível criar uma Trilha de Aprendizagem Individual e Personalizada.
É fato que cada indivíduo tem uma necessidade específica de aprendizado, por isso os caminhos de aprendizagem, as trilhas, podem e devem ser personalizadas.
Vejamos alguns passos para ajudar nessa empreitada de criar uma Trilha de Aprendizagem Individual e Personalizada…
O primeiro passo para a construção da trilha é realizar um diagnóstico.
Quais são as deficiências ou lacunas de aprendizagem necessárias ao desenvolvimento pessoal ou profissional?
A frase “Nosce te ipsum” ou “Conhece-te a ti mesmo”, inscrita no pórtico de entrada do Oráculo de Delfos, atribuída ao filósofo grego Sócrates, que viveu de 479 a 399 a.C., registrou e representa a importância do autoconhecimento do indivíduo sobre si mesmo.
Este diagnóstico pode ser feito a partir da identificação e da coleta de informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências que precisam ser trabalhados.
Por exemplo, se reconheço que tenho a necessidade de desenvolver a capacidade de me expressar oralmente em uma apresentação, isso pode ser trabalhado a partir da realização de cursos de comunicação oral e escrita.
Há diversos cursos online de comunicação para expressão oral, verbal e corporal, com foco no desenvolvimento comportamental.
Alguns serão mais adequados do que outros, por isso, vem o segundo passo: a pesquisa.
Tendo realizado o diagnóstico inicial sobre as necessidades de aprendizagem, a fase seguinte diz respeito à realização de uma vasta pesquisa sobre a oferta dos cursos, eventos e microcursos online disponíveis relacionados à construção da Trilha de Aprendizagem.
Para exemplificar, sobre a necessidade de realizar cursos de comunicação do tópico anterior, pesquisar:
– dois Cursos on-line sobre “Comunicação Oral”;
– dois cursos on-line sobre “Comunicação Verbal”;
– um Webinar ou Palestra; e
– uma Live (gravada ou a ser realizada).
O terceiro passo é a seleção e escolha de cursos ou eventos a serem cumpridos em um espaço de tempo.
Quais dos cursos pesquisados são compatíveis com os objetivos de aprendizado em relação ao conteúdo, duração e disponibilidade de tempo?
Ao listar os cursos e eventos pesquisados, pode-se fazer uma relação para facilitar a escolha:
- Curso on-line de “Comunicação Oral” – 2 semanas
- Webinar sobre “Comunicação Verbal” – Data dd/mm/aaaa
- Live sobre “O corpo fala” – Data dd/mm/aaaa
- Curso online sobre “Expressão Oral” – 1 semana
- Palestra sobre “Leitura e cérebro criativo” – Data dd/mm/aaaa
- …
O quarto passo é o planejamento. Este passo consiste em adequar um calendário e agenda que sejam passíveis de acompanhamento e cumprimento.
Devem ser evitados os eventos ou cursos em que haja sobreposição de dias e horários ou aqueles cujos conteúdos sejam semelhantes.
- Curso online de “Comunicação Oral” – 1 a 17/Julho
- Webinar sobre “Comunicação Verbal” – 16 de Julho
- Live sobre “O corpo fala” – 1° de Agosto
- Curso online sobre “Expressão Oral” – 16 a 31/Agosto
Palestra sobre “Leitura e cérebro criativo” – 16/Julho
No exemplo acima, a palestra e o webinar tiveram as datas coincidentes e, portanto, um deve ser evitado.
O quinto passo é a execução.
Uma vez tendo realizado o planejamento, basta ter FÉ (Foco e Energia) para realizar a trilha.
Foco para não perder a direção e o alinhamento com os objetivos.
Energia – disposição para ser educado e disciplinado a seguir com o planejamento realizado.
O sexto passo é a avaliação. Neste último passo é importante verificar a qualidade da trilha de aprendizagem e listar os prós e contras, as facilidades e dificuldades encontradas.
O que deu certo? O que pode melhorar?
O curso ou evento contribuiu para ampliar a visão sobre o que se esperava da Trilha de Aprendizagem? As habilidades e conhecimentos desejados foram obtidos?
A quantidade de horas foi suficiente ou foi em demasia?
Os dias e horários selecionados foram adequados?
Estou apto (a) a realizar trilhas mais elaboradas?
Com base nesta avaliação as novas Trilhas de Aprendizagem poderão ser equilibradas em relação ao conteúdo, disponibilidade e avaliadas como podem ser mais acessíveis, flexíveis, mais focadas ou mais incrementadas.
As possíveis alterações visam a ajudar a corrigir a existência de falhas ou deficiências a serem evitadas e a melhorar ou potencializar os benefícios para a criação da próxima Trilha de Aprendizagem.
Aprendizados importantes a serem considerados ao criar a própria Trilha de Aprendizagem:
– é importante ter disciplina para seguir aquilo que foi planejado;
– a primeira Trilha de Aprendizagem pode ser curta e objetiva e deve servir como um exemplo para a construção de outras trilhas futuras;
– a melhor Trilha de Aprendizagem é a… próxima, a seguinte… Com o passar do tempo, com a experiência adquirida nas trilhas anteriores, será possível construir trilhas mais objetivas e eficientes.
E você, já construiu sua própria Trilha de Aprendizagem?
Se ainda não o fez, está disposto a construir?
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Ew Sistemas TI.