Na edição do mês de maio da Revista Carreiras TI, vimos um dos meios de educação continuada e de auxílio ao desenvolvimento pessoal e profissional: as Trilhas de Aprendizagem.

Com os diversos recursos tecnológicos disponíveis: smartphones, tablets, redes wi-fi, conexões de 3G, 4G e em breve a 5G, o acesso a cursos, eventos e aulas on-line têm sido mais democratizado e facilitado.

Os cursos do tipo MOOC – Massive Open On-Line Courses oferecidos, gratuitamente, por empresas ou Instituições de Ensino são oportunidades de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências em curto espaço de tempo.

Nesta edição vamos ver como é possível criar uma Trilha de Aprendizagem Individual e Personalizada.

É fato que cada indivíduo tem uma necessidade específica de aprendizado, por isso os caminhos de aprendizagem, as trilhas, podem e devem ser personalizadas.

Vejamos alguns passos para ajudar nessa empreitada de criar uma Trilha de Aprendizagem Individual e Personalizada

O primeiro passo para a construção da trilha é realizar um diagnóstico.

Quais são as deficiências ou lacunas de aprendizagem necessárias ao desenvolvimento pessoal ou profissional?

A frase “Nosce te ipsum” ou “Conhece-te a ti mesmo”, inscrita no pórtico de entrada do Oráculo de Delfos, atribuída ao filósofo grego Sócrates, que viveu de 479 a 399 a.C., registrou e representa a importância do autoconhecimento do indivíduo sobre si mesmo.

(http://artecult.com/wp-content/uploads/2018/02/nosce-te-ipsum.jpg)

Este diagnóstico pode ser feito a partir da identificação e da coleta de informações sobre os conhecimentos, habilidades e competências que precisam ser trabalhados.

Por exemplo, se reconheço que tenho a necessidade de desenvolver a capacidade de me expressar oralmente em uma apresentação, isso pode ser trabalhado a partir da realização de cursos de comunicação oral e escrita.

Há diversos cursos online de comunicação para expressão oral, verbal e corporal, com foco no desenvolvimento comportamental.

Alguns serão mais adequados do que outros, por isso, vem o segundo passo:  a pesquisa

Tendo realizado o diagnóstico inicial sobre as necessidades de aprendizagem, a fase seguinte diz respeito à realização de uma vasta pesquisa sobre a oferta dos cursos, eventos e microcursos online disponíveis relacionados à construção da Trilha de Aprendizagem.

Para exemplificar, sobre a necessidade de realizar cursos de comunicação do tópico anterior, pesquisar:

– dois Cursos on-line sobre “Comunicação Oral”;

– dois cursos on-line sobre “Comunicação Verbal”;

– um Webinar ou Palestra; e

– uma Live (gravada ou a ser realizada).  

O terceiro passo é a seleção e escolha de cursos ou eventos a serem cumpridos em um espaço de tempo.

Quais dos cursos pesquisados são compatíveis com os objetivos de aprendizado em relação ao conteúdo, duração e disponibilidade de tempo?

Ao listar os cursos e eventos pesquisados, pode-se fazer uma relação para facilitar a escolha:

  1. Curso on-line de “Comunicação Oral” – 2 semanas
  2. Webinar sobre “Comunicação Verbal” – Data dd/mm/aaaa
  3. Live sobre “O corpo fala” – Data dd/mm/aaaa
  4. Curso online sobre “Expressão Oral” – 1 semana
  5. Palestra sobre “Leitura e cérebro criativo” – Data dd/mm/aaaa

O quarto passo é o planejamento. Este passo consiste em adequar um calendário e agenda que sejam passíveis de acompanhamento e cumprimento.

Devem ser evitados os eventos ou cursos em que haja sobreposição de dias e horários ou aqueles cujos conteúdos sejam semelhantes.

  1. Curso online de “Comunicação Oral” – 1 a 17/Julho
  2. Webinar sobre “Comunicação Verbal” – 16 de Julho
  3. Live sobre “O corpo fala” – 1° de Agosto
  4. Curso online sobre “Expressão Oral” – 16 a 31/Agosto
  5. Palestra sobre “Leitura e cérebro criativo” – 16/Julho

No exemplo acima, a palestra e o webinar tiveram as datas coincidentes e, portanto, um deve ser evitado.

O quinto passo é a execução.

Uma vez tendo realizado o planejamento, basta ter FÉ (Foco e Energia) para realizar a trilha.

Foco para não perder a direção e o alinhamento com os objetivos.

Energia – disposição para ser educado e disciplinado a seguir com o planejamento realizado.

O sexto passo é a avaliação. Neste último passo é importante verificar a qualidade da trilha de aprendizagem e listar os prós e contras, as facilidades e dificuldades encontradas.

O que deu certo? O que pode melhorar?

O curso ou evento contribuiu para ampliar a visão sobre o que se esperava da Trilha de Aprendizagem? As habilidades e conhecimentos desejados foram obtidos?

A quantidade de horas foi suficiente ou foi em demasia?

Os dias e horários selecionados foram adequados?

Estou apto (a) a realizar trilhas mais elaboradas?

Com base nesta avaliação as novas Trilhas de Aprendizagem poderão ser equilibradas em relação ao conteúdo, disponibilidade e avaliadas como podem ser mais acessíveis, flexíveis, mais focadas ou mais incrementadas.

As possíveis alterações visam a ajudar a corrigir a existência de falhas ou deficiências a serem evitadas e a melhorar ou potencializar os benefícios para a criação da próxima Trilha de Aprendizagem.

Aprendizados importantes a serem considerados ao criar a própria Trilha de Aprendizagem:

– é importante ter disciplina para seguir aquilo que foi planejado;

– a primeira Trilha de Aprendizagem pode ser curta e objetiva e deve servir como um exemplo para a construção de outras trilhas futuras;

– a melhor Trilha de Aprendizagem é a… próxima, a seguinte… Com o passar do tempo, com a experiência adquirida nas trilhas anteriores, será possível construir trilhas mais objetivas e eficientes.

E você, já construiu sua própria Trilha de Aprendizagem?

Se ainda não o fez, está disposto a construir?

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