Você se considera tímido(a)? Você sabe o que é timidez? Sabe o que isso acarreta em sua vida emocional, de estudante e profissional? São muitas perguntas eu sei. Mas todas elas têm respostas e você deve ter respondido(a). Se suas respostas foram sim para todas as perguntas, então você é uma pessoa tímida. 

Vamos primeiro nivelar os entendimentos e conhecimentos. Vamos tentar explicar timidez para você entender o que se passa contigo. A timidez é o medo experienciado por muitos indivíduos diante de pessoas desconhecidas ou situações novas e inesperadas.  

Segundo o Wikipédia: 

“A timidez ou o acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos – e até mesmo em ambiente familiar. Também conhecida como a inibição do discernimento social.” 

Portanto, a timidez ou acanhamento pode ser sentida pelos indivíduos no mundo todo. É até mesmo por pessoas de todo o tipo de condições econômicas, sem escolha de raça, credo etc. 

Você pode perguntar se timidez é uma doença? Não é doença e segundo os autores e profissionais médicos dizem a respeito. Se não é uma doença não há o que curar. Então é uma deficiência? Segundo os autores e os médicos também não é deficiência. Portanto, é mais classificada como condição humana que em toda a fragilidade e vulnerabilidade para sobreviver em sociedade. O mais debatido entre os autores é a condição de timidez ser repertório escasso de habilidades sociais que estão ligadas a reações apresentadas pelos indivíduos que são considerados tímidos ou apresentam a timidez no percurso de sua vida em algum momento. As reações mais comuns da pessoa tímida é: apatia, inatividade, passividade e indecisão.

A timidez apresenta na maioria das pessoas, algumas características como: desconhecimentos com pessoas desconhecidas, pessoas que estão na alta cadeia de comando ou que imprimem autoridade sobre outras pessoas. Outras características é relacionar-se com o sexo oposto. 

Outra grande característica da pessoa tímida é quando ela é o foco, ou seja, quando o tímido é o centro das atenções no meio de outras pessoas por exemplo. Quando se têm que tomar alguma decisão e precisa expressar os fatos por exemplo. Ainda, quando estão no grupo das pessoas com menor condição social é outro agravante da timidez. Tem também novas situações, mudanças repentinas, como mudar de lugar no escritório ou na sala de aula. E por último alguma condição que a pessoa tímida precisa se impor para outra pessoa ou um grupo a que pertence. 

Os autores apontam para três eventos importantes que são gatilhos ou foram para a pessoa tímida. É a predisposição, forte consciência da reação do medo e a experiência com a vergonha. Então, entendemos que as pessoas tímidas têm predisposição para sentir medo diante de novas escolhas que chegam durante a vida. Resumindo é o medo do que é novo, do que não se conhece, da decisão que será tomada se é mais acertada etc. As sensações são tão visíveis que as pessoas que estão perto percebem isso, acarretando mais um problema a ser superado pelo tímido. 

A timidez pode atrapalhar muito o estudante em sala de aula, no relacionamento com os colegas e professores. O aluno deixa de interagir e passa aceitar tudo de forma natural e achando que é normal. Só pelo fato de ter uma dúvida sobre a matéria e pela timidez não tirar sua dúvida com o professor ou com um colega, essa situação enquadra o tímido na posição de aceitar tudo tacitamente. 

A timidez também atrapalha em uma entrevista de emprego por exemplo. Atrapalha que o candidato tímido perde ao estar em uma situação favorável e deixar de participar por não interagir. Vamos a um exemplo, o professor chega em sala de aula e comunica a todos que tem três vagas para indicar para os alunos para estagiar em uma empresa da área de atuação do curso que estão estudando. Os alunos que não são tímidos procuram o professor e têm alguns que já se levantam e comunicam que querem participar do processo seletivo para estagiar na empresa. O tímido não comparece e tem medo de falar com o professor quando acabar a aula. Perde muito o tímido em todos os sentidos. 

Se não é uma doença e não é uma deficiência como combater a timidez? A resposta não é tão simples, mas pode-se tentar vencer a timidez de uma vez por todas. Parte do ambiente que você está inserido, ou seja, se é um estudante ou um profissional já contratado. Parte do princípio de que você onde estiver tente mudar. Esteja disposto a mudar, trabalhe isso em sua vida de estudante ou profissional. Desenvolva o autoconhecimento e tenha consciência que você é tímido(a) e precisa mudar e melhorar a cada dia. A timidez afeta o social e o organismo. 

Começa a interagir com as pessoas que estão em sua volta. Comece hoje mesmo! Se um colega te chama para ir à lanchonete, vá sem medo. Aproveite e conheça a pessoa, conversa com ela etc. Se no trabalho um colega te chama para ir ao em algum lugar por um curto espaço de tempo, por exemplo. Você deve ir e aprenda a interagir com as pessoas nestes momentos. Você também no intervalo pode chamar alguém fora do seu ciclo de amizade para ir contigo em algum lugar. 

Você deve ampliar seu campo de pesquisa e estudo, assista filmes, estude mais. Toda vez que você for conversar com alguém você terá conhecimento para falar a respeito de um livro ou um filme por exemplo. Vale ressaltar que você ao ler livros adquire conhecimento e vocabulários para conversar e interagir com as pessoas. Além de ficar por dentro do que está acontecendo no mundo e pode falar sobre diversos assuntos por conhecer.

Você pode e deve acreditar em você mesmo. Você pode realizar grandes conquistas pessoais e te deixará mais confiante em si mesmo(a).

Você deve praticar o autoconhecimento e a medida que pratica vá com calma nos ambientes que se sente menos seguro. Passe a conquistar a segurança. Por isso o autoconhecimento é importante conhecer e praticar.

Comece a considerar fazer uma pergunta ao professor atrapalhando a aula para tirar uma dúvida, ou em uma reunião falar a respeito do que acha com propriedade. Assim você considerando sair da zona de conforto chegará mais rápido na superação da timidez.

Deve-se fazer perguntas mais vezes para as pessoas, é uma forma de interagir com elas é realizar perguntas para elas. Sempre busque uma forma inteligente de realizar as perguntas.

Ao chegar em algum lugar, faça uma avaliação e veja o que pode ser feito para você se sentir mais confiante e ficar mais a vontade perto das pessoas.

Se for preciso peça a um(a) amigo(a) para te ajudar a apresentar como “apoio” somente. 

Crie o hábito da leitura e da escrita, assim você pode escrever o que quer falar. Se sentirá mais confortável para enfrentar o obstáculo que não existe, mas você acha que tem. 

Sempre procure realizar as mudanças aos poucos e com sabedoria. Procure ajuda de alguém que você confia ou de um profissional pertencente ao corpo médico. Mas mude, não fique parado vendo o mundo passar, seus colegas ir embora por causa de um emprego novo ou um novo curso etc. 

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.