Um projeto é algo que tem início, meio e fim. Esse é o ciclo de todo projeto. Todas essas fases precisam ser bem definidas e para apoiar essas definições o ideal é registrar tudo em um documento o TAP – Termo de Abertura do Projeto. Esse documento é importante, pois oficializa o início de um projeto trazendo informações relevantes que serão utilizadas conforme o projeto é executado.
Existem informações que necessitam ser divulgadas na fase inicial do projeto como, por exemplo, o nome do Gerente de Projeto. É muito importante saber quem será o responsável por tocar o projeto daí para frente, inclusive é o gerente quem cria esse documento. Outras informações que devem compor o TAP são:
– Equipe: a equipe com as respectivas responsabilidades,
– Data de início do projeto: todo projeto tem início, meio e fim, portanto essas informações de início e fim devem compor o TAP,
– Principais marcos: as principais entregas, aquilo que o cliente espera receber deve estar bem definido,
– Lista de requisitos: os requisitos que satisfaçam as necessidades dos clientes,
– Cronograma: as datas, atividades e pré-requisitos devem constar no documento e se houverem tarefas que serão executadas paralelamente devem estar definidas também,
– Orçamento: todo projeto tem um custo, mesmo que seja uma estimativa inicial o custo é uma das informações mais importantes para o desenvolvimento do projeto,
– Justificativa do projeto: todo projeto tem um objetivo, tem sua importância, por isso justificar o desenvolvimento de um projeto é muito importante,
– Riscos e restrições: os principais riscos e restrições delimitando bem o campo de atuação de toda equipe envolvida no projeto também são fundamentais e por fim,
– Objetivo do projeto: cada projeto tem um motivo pelo qual está sendo criado e o objetivo deve estar claro para quem vai consultar o TAP.
Todas essas informações são requisitos básicos e bem importantes para o TAP, porém, é importante colocar tudo o que for relevante para o projeto de forma bem específica para que todos entendam as diferenças durante a execução do projeto. Fazendo uma comparação, o TAP é uma espécie de contrato com todas as informações que são fundamentais para o projeto. Esse documento é importante para o sucesso do projeto e segue as melhores práticas e normas de gerenciamento de projetos do PMI – Project Management Institute. O PMI é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos mundialmente.
Depois de concluído o TAP, ele é arquivado e passa a ser um documento importante que marca o início do projeto. Ele servirá de base e será consultado para a criação de outros documentos.
Existem disponíveis modelos de termos de abertura já prontos, mas eles servem para nortearem um novo TAP, porque cada projeto é único e tem suas características. Por isso, cada projeto deve ter um TAP específico.
Se você deseja conhecer um TAP pode acessar alguns modelos disponíveis em: https://escritoriodeprojetos.com.br/termo-de-abertura-do-projeto , o importante é documentar esse marco inicial.
Fonte:
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-termo-de-abertura-do-projeto
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.