Você sabia que o psicólogo também está presente nas indústrias e empresas? A psicologia também presta serviços nas organizações do trabalho, sendo nelas uma das principais áreas de atuação para o psicólogo atualmente. É nas indústrias onde mais temos a presença do psicólogo, mas também é possível ver nas empresas comerciais, atacadistas, setor bancário, estatais, entre outros, já tendo o psicólogo dentro de seu capital humano. Desde a Revolução Industrial no século XVIII, o mundo das organizações sofreu mudanças significativas, e elas fomentaram o surgimento de necessidades profissionais que vieram para transformar todo o contexto destas organizações e da atuação do profissional dentro das empresas.
O psicólogo nas organizações fica à frente das ações de recrutamento e seleção, podendo aplicar aos candidatos os testes de avaliação psicológica, testes estes que são prerrogativas exclusivas do psicólogo, sendo uma das etapas mais importantes para esses processos, pois são aptos e treinados para fazerem, tornando assim possível a contratação de um novo colaborador(a) com isso, pode-se chegar a estabelecer um perfil do candidato(a) corretamente e indicar para que seja efetivado ou não a contratação do mesmo.
No início deste seguimento da Psicologia, a ênfase era apenas focada para avaliação e seleção de pessoal, onde se trabalhava com a perspectiva da melhor pessoa para a melhor função, tendo o foco voltado na eficácia e produtividade. Você pensou em várias pessoas em frente uma esteira de produção de uma fábrica, não errou, vínhamos do contexto da Revolução Industrial e se buscava o perfil mais adequado para cada trabalho.
A Psicologia e outras ciências foram chamadas para colaborar dentro das indústrias, era preciso achar uma padronização e uma facilitação para o desempenho humano neste novo modelo de trabalho que era desenvolvido naqueles tempos. A história da Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho, tiveram três fases cruciais bem divididas na linha do tempo, estes períodos diferenciavam os aspectos homem e ambiente no local de trabalho. A primeira fase aconteceu de 1924 a 1970, a segunda fase de 1970 a 1990 e terceira fase e última de 1990 em diante.
Essas fases de mudanças trouxeram contribuições de todas as abordagens, e começaram a conquistar mais adeptos, o que antes era um campo predominante aos psicólogos comportamentais, hoje vemos a adesão de outras abordagens como a Psicanálise, Humanismo, Psicólogos Sociais, entre outras, com foco estendido para os afazeres mais comuns das organizações.
As atividades do Psicólogo foram ampliadas, começou a se ver mais presente com o desenvolvimento de ações tão necessárias, que corroboraram na importância da presença deste profissional dentro das organizações. O profissional de Psicologia pode atuar em posição estratégica e ou de liderança dentro dos diversos setores da empresa. Outras atribuições que o Psicólogo Organizacional do Trabalho pode fazer é o treinamento, educação de pessoal, avaliação de desempenho, diagnóstico organizacional, para ter as reais condições da gestão estratégica, além, claro, de cuidar da saúde mental dos colaboradores e com isso obter um bom desempenho de todos na empresa, chegando mais assertivamente as diretrizes da organização, que são a missão, a visão e os valores previamente estabelecidos.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Toda organização deve ser regida por estes preceitos que são as bases de sua formação, e é algo de máxima importância para dentro do mercado, que hoje além de competitivo é muito voltado para o autossustentável e com autossustentabilidade, e do politicamente correto. As oportunidades e condições para ações positivas são uma via certa para uma Gestão Empresarial de sucesso, é necessário a implementação destes pilares que são fundamentais para alcançar melhores resultados, e assim, conseguir finalmente definir a identidade e a cultura da organização.
As ações que os gestores irão tomar, definirão os caminhos a serem seguidos, onde a organização quer chegar. A missão é sua identidade, devendo ser concisa, clara e objetiva para todos que fazem parte da empresa e para seus clientes, impulsionando a todos para se chegar aos seus melhores resultados. Sabendo e tendo consciência de que existe um tempo pré-estabelecido para se chegar lá, é possível sofrer mudanças durante o percurso desta visão, já que o futuro da organização depende de todos que lá fazem parte, onde pode se expressar um sonho futuro para todos, mas sonho este que possa ser realizado.
Enfatizando os valores em suas linhas gerais, eles regem as ações e decisões da empresa, devendo portanto serem identificados como ideais a serem atingidos, mas sem esquecer que a participação dos colaboradores nesta construção, deve ser um dos pontos de fundamental importância. Alguns exemplos de valores práticos são:
- Ser ético e seguir dentro dos padrões, não prejudicar o próximo e ter boa convivência dentro do ambiente de trabalho;
- Potencializar-se e motivar-se sempre para que se chegue a voar alto e alcançar seus sonhos;
- Reconhecer e recompensar os que superaram seus objetivos.
O mercado sempre foi ávido por mudanças, e elas sempre existiram, contudo o ritmo nunca foi tão intenso. “Em toda a história da humanidade as mudanças aconteceram, mas nunca provocaram um impacto tão profundo como nos dias atuais”. (VISCAINO, 2011, p.2)
É perceptível que nas últimas décadas houveram várias mudanças em algumas áreas empresariais. Dentre elas o setor de Recursos Humanos se transformou como uma fonte de vantagem competitiva, de acordo com Huselid et al. (2001, p.17)
“Tradicionalmente, os gerentes viam a função de recursos humanos como basicamente administrativa e profissional. O pessoal de RH, se concentrava no gerenciamento de benefícios e de atividades rotineiras, como folha de pagamento e outras funções operacionais, e não se considerava participante da estratégia geral da empresa”. (HUSELID, et. al 2001, p.17).
E com a evolução obtida pelo setor de RH, dentro da organização, o respeito para com o profissional e a consciência de que se torna necessário ele para o bom desenvolvimento do setor, foi ao longo do tempo sendo crucial para uma nova construção da Psicologia dentro das organizações. Afinal são vários aspectos que se viram descobertos dentro deste contexto, além dos já ditos acima, também a Psicologia Organizacional do Trabalho se dedica à análise e interferências psicossociais, questões relativas à segurança e saúde no trabalho, relacionamento interpessoal, processos de carreiras, justiça organizacional, entre outras coisas.
Agregando uma visão holística ao modo de pensar o trabalho e suas relações, os diversos saberes da Psicologia do Trabalho, Organizacional, e/ou das Instituições dependendo do referencial teórico e o foco específico de atuação, pode vir a ser interpretadas como correntes que expandem de maneira significativa e relevante a importância deste profissional. Hoje ele pode atuar em todas as esferas produtivas onde estiverem pessoas trabalhando, não importa se é empresa de pequena, média ou grande porte, se pública ou privada, lá pode estar um Psicólogo(a) Organizacional do Trabalho, sempre com preceitos éticos.
Assim, com todas as informações percebemos que é realmente uma vitória da Psicologia dentro deste setor de trabalho, o que é muito significante para a sociedade como um todo, já que muitos viam a Psicologia apenas para o atendimento clínico, e algo muito restrito, com poucas possibilidades de se estabelecer em outros setores, mas o leque de opções e oportunidades têm se mostrado cada vez mais amplo, e confirmando que seguir carreira em Psicologia, é algo que pode lhe trazer várias novas vivências.
O Psicólogo pode atuar nas organizações do trabalho, no atendimento clínico, no atendimento hospitalar, no setor jurídico, nas escolas, na psicologia social, como também pode ser inserido aos equipamentos de assistência social e psicológica do governo, como CREAS, CRAS, CAPS, NASF, entre outros, que também são instituições organizacionais, e assim confirmamos tantas práticas possíveis para serem exercidas pelo profissional de Psicologia, que antes nem eram notadas. Após formado, o novo graduado em Psicologia já com seu registo do Conselho Regional de Psicologia – CRP nas mãos, estará seguindo em uma carreira de sucesso, proveitosa, mas como já é sabido, um diploma não quer dizer muito, é necessário identificação, paixão e dedicação para sua nova profissão, tem que ter empatia, saber escutar e boa memória, sem isso tudo ficará muito insosso, e vai tornar o trabalho um fardo difícil de carregar.
REFERÊNCIAS:
VISCAINO, Cassiana Cristina Lorenzon. Gestão de Pessoas: Um Olhar Sobre a Evolução Histórica do Principal Ativo das Organizações Empresariais. Disponível em: acesso em, v. 12, n. 03, 2011.
BECKER, Brian E.; ULRICH, Dave; HUSELID, Mark A. Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard. Elsevier Brasil, 2001.
Missão, Visão e Valores Por Que Definir Estes Fundamentos é Tão Importante www.mereo.com.blog Belo Horizonte – MG 01 set. 2020 disponível em https://mereo.com/blog/missao-visao-e-valores-porque-definir-estes-fundamentos-e-tao-importante/ acessado em 10/05/2021 21h00
REZENDE, Michelli Godoi. Breve Histórico Sobre a Psicologia Organizacional do Trabalho https://pt.slideshare.net 17 fev. 2016 disponível em https://pt.slideshare.net/MichelliRezende/breve-histrico-da-psicologia-organizacional-e-do-trabalho
acessado em 13/05/2021 12h45.
Colaboração: Paulo Roberto da Silva Garcês
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