No artigo de hoje iremos abordar a diferença entre operações e projetos.

Qualquer tarefa é um trabalho do nosso cotidiano e não tem começo nem fim definidos, são contínuas. Diferente de projetos que são um conjunto de atividades que possuem continuidade. Porém, para que esse conjunto de atividades seja considerado como um projeto, ele deve atender a alguns critérios.

O projeto existe para dar origem a um serviço ou produto, tem prazo limitado e é temporal, o que significa que um projeto tem início e fim bem definidos. É importante que todo projeto seja precedido de um plano de projeto para acompanhamento de objetivos e entregas. Um projeto termina quando os requisitos foram atendidos.

Para esclarecer melhor: O trabalho e as operações que realizamos em no dia-a-dia são classificados como do contínuo!

Vamos imaginar que uma confeitaria produz bombons de chocolate no meio da tarde. A produção dos bombons de chocolate é um exemplo de operação contínua. A confeitaria sabe a quantidade de bombons que devem ser produzidos, quais as cores, sabores, a quantidade por embalagem, os tamanhos e assim por diante. Diariamente, muitos de bombons são fabricados, embalados e por fim chegam ao consumidor. Porém, a fabricação desses bombons não é um projeto.  Essas atividades são realizadas diariamente.

Agora, vamos imaginar que o confeitaria decidiu criar uma nova linha de bombons mais finos e que você tenha sido escolhido para produzir ‘os novos bombons’! O que você faz? Reúne pessoas e começa a trabalhar. Na sua equipe terá um responsável pelas embalagens, outro pela nova fórmula, outro pelo novo design, marketing… Com essas características você tem um novo projeto!

Embora a fabricação de bombons consista em coisas que a empresa faz todos os dias, consideramos como uma operação contínua. Os novos bombons são únicos, nunca foram produzidos. Então todas essas operações se tornam um projeto. No entanto, a produção dos produtos, que já eram fabricados, não é paralisada. O que está sendo criado agora, nunca foi produzido antes. Assim, esse novo projeto é iniciado, executado, monitorado e, então, só está finalizado quando todos os requisitos forem atendidos.  Porque projeto é algo que tem início e fim, eles surgem para criar um serviço ou um produto e no final, depois de entregue, o processo de produção é absorvido no trabalho do cotidiano da empresa. Assim, o projeto foi finalizado e incorporado às operações diárias na empresa.

Em resumo:

Diferença entre Projeto e Operação
ProjetoOperações
É um esforço temporário e únicoÉ um esforço contínuo, estável, repetitivo e consistente
É executado e planejado por uma equipeAs pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo do processo
Passa por escopos que podem ser desconhecidos Não exige uma equipe multidisciplinar 
Exige equipe multidisciplinar A produtividade é estabelecida a partir de metas de produção
Termina com o resultado único e esperadoExemplo: Fabricar bombons
Exemplo: Fabricar bombons finos, um novo produto 

Por isso, é importante sabermos que projetos não são esforços contínuos!

Fontes: 

França, Cesar Moises – Gestão de serviços e projetos de TI. / Cesar Moises França, Djone Kochanski, Shirlei Magali Vendrami – Indaial: UNIASSELVI, 2014.

Marodin, Hélio E. – Gestão de Projetos – Instrumento de Gerenciamento da Inovação Tecnológica.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.