No artigo de hoje iremos abordar o gerenciamento de mudanças em TI que serve para descrever práticas projetadas para garantir o êxito na priorização, aprovação, programação e execução de mudanças nos sistemas de TI.
O gerenciamento de mudanças de TI usa abordagens que abrange duas vertentes: fornece um caminho definido para que as empresas implementem mudanças vitais; e minimiza as interrupções resultantes do serviço. Portanto, o gerenciamento de mudanças de TI faz isso ajudando as organizações em:
Priorizar mudanças e alocar recursos; coletar informações relevantes e organizá-las em documentos fáceis de entender; implementar testes confiáveis e verificação de mudanças propostas; estabelecer uma estrutura definitiva para gerenciar processos de mudança; criar canais de comunicação entre as partes interessadas necessárias; estabelecer processos de aprovação eficazes; simplificar todo o processo de mudança, reduzindo significativamente o tempo de inatividade do serviço; e, ao mesmo tempo, entregando valor aos usuários finais mais rapidamente.
O gerenciamento de mudanças de TI utiliza alguns termos e acrônimos, incluindo:
Biblioteca de infraestrutura de TI (ITIL) que é uma estrutura para padronizar o ciclo de vida dos serviços de TI em uma organização. A ITIL melhora a eficiência e a previsibilidade da seleção, entrega, gerenciamento, manutenção, entre outras coisas dos serviços de TI. Ela é uma das estruturas mais conhecidas para o IT Service Management (ITSM) e é usada em quase todos os setores. Em termos de gerenciamento de mudanças de TI, a ITIL categoriza as mudanças em três grupos:
Mudanças padrão: Mudanças padrão são mudanças de baixo risco que seguem um procedimento estabelecido. Essas mudanças são pré-autorizadas e, geralmente, de risco muito baixo. Como seguem um processo definido, podem ser facilmente automatizadas.
Mudanças de emergência: Mudanças de emergência são inesperadas e geralmente devem ser implementadas imediatamente para mitigar ou minimizar os efeitos negativos de uma situação emergente.
Mudanças normais: Mudanças normais descrevem quaisquer mudanças que não sejam padrão ou de emergência. Essas mudanças são categorizadas como secundárias, significativas ou principais, com base na quantidade de risco envolvido. Essas mudanças não são pré-autorizadas ou programadas, mas também não têm a mesma urgência das mudanças de emergência.
O gerenciamento de mudanças de TI ajudam as organizações a controlar as mudanças, pois é um aspecto essencial do crescimento e da adaptação do negócio. Os principais objetivos do gerenciamento de mudanças de TI incluem:
Sem os processos certos, as mudanças podem sair rapidamente do controle. O gerenciamento de mudanças de TI oferece às organizações mais controle sobre as mudanças implementadas, permitindo uma administração eficaz em cada etapa do processo, incluindo planejamento, avaliação de riscos e rastreamento. Isso ajuda a minimizar os riscos e garante que as mudanças sejam implementadas de forma rápida e precisa.
O gerenciamento de mudanças de TI controla todas as solicitações de mudança. Isso não só permite uma abordagem mais organizada e gerenciável das mudanças de TI, como também ajuda a eliminar mudanças não autorizadas. Ao criar um único conjunto de processos e estabelecer responsabilidades claras, as organizações podem otimizar a implementação de mudanças em todo o negócio.
Mudanças grandes e abrangentes tendem a envolver riscos significativos e, muitas vezes, desorganizam tudo. Por outro lado, as mudanças contínuas que seguem etapas pequenas e contínuas para refinar e aprimorar a infraestrutura de TI são muito mais gerenciáveis. O adequado gerenciamento de mudanças de TI permite que as empresas mantenham a melhoria contínua, acompanhando as tendências do setor e implantando mudanças importantes sem interromper significativamente suas operações diárias.
Possivelmente, o objetivo mais importante do gerenciamento de mudanças de TI deve ser unir equipes de ITSM, ITOM e DevOps. À medida que os DevOps e as abordagens relacionadas exigem taxas de mudança maiores, os gerentes de mudanças podem se sentir mais pressionados. As principais soluções de gerenciamento de mudanças não só incorporam habilidades avançadas de automação e governança para garantir que as mudanças sejam implementadas de forma eficaz e oportuna, como também precisam ser capazes de aprimorar a comunicação e a coordenação entre os departamentos.
No próximo artigo vamos conversar sobre o processo de gerenciamento de mudanças de TI que abrange desde a solicitação de mudança até o seu fechamento.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.