Essa palavra tão estranha soa alguma coisa parecida com informática e intoxicação? Você conhece o que é “infoxicação”? Estamos vivendo nova pandemia, estamos ficando doentes por tantas conexões e tantas informações esperando que possamos “gerir” tudo ao mesmo tempo e com a maior brevidade possível.

A palavra infoxicação foi criada pelo físico espanhol Alfons Cornellá em 1996, é a junção das palavras informação e intoxicação. Sofremos disso quando consumimos uma quantidade exagerada de conteúdo e somos incapazes de “digerir” tudo. Nesse contexto, sintomas antes não experimentados como dispersão, estresse e ansiedade agora são sentidos e atrapalha bastante nossa saúde mental e psíquica. 

Neste sentido, se a palavra foi criada em 1996, não é de hoje que este problema assola os profissionais pelo mundo afora. Porém, somente agora com a pandemia da COVID-19 se intensificou por causa do isolamento social, ficar trancado em casa por muitos dias e sem saber nada sobre o futuro próximo. 

Um estudo realizado recentemente pela revista americana Times, retrata bem a vida de um homem comum no início dos anos 1900. Toda a vida deste homem nessa época, poderia facilmente escrever toda a sua vida em uma revista semanal do tamanho da Times. E ainda nos anos 90 o estudo da revista Times compara a vida deste homem dos anos 1900 com a vida noventa anos após em 1990. Já não era mais possível escrever toda vida de um homem comum em uma revista semanal igual a Times. Em 1990 os leitores da própria revista Times lia de 3 a 4 jornais diários, uma dezena de revistas semanais e de 3 a 4 livros por semana. Sem contar com as atividades do trabalho e afazeres domésticos. Entretanto, a comparação ilumina que a vida moderna de homens comuns a cada dia é inscrita em grandes quantidades de páginas, sites, rádios, televisão etc. Não tem como hoje acompanhar tudo o que se passa em um canal de televisão. Porque enquanto estamos assistindo a TV, se reparar, estamos com o aparelho de celular em uma das mãos. Possivelmente acessando o YouTube concorrendo com nossa atenção. É um hábito moderno que precisamos controlar, mas primeiro precisamos entender melhor o mau, que tudo isso é nocivo para nós.

Será que você está sofrendo de infoxicação? Como saber? Veja alguns sintomas como: Hiper conectividade – conexão excessiva com meios digitais, aparelhos como celular, tablet e internet; Dispersão – olhar sem ver, com olhar distante; Dificuldade para concentrar-se em uma atividade ou ao ler um simples texto – perda do foco; Aumento da ansiedade – aceleramento do batimento cardíaco, suor excessivo, entre outros; Aumento do estresse – cansaço, tensão muscular, dores de cabeça perda de sono e demais sintomas.

Se você estiver com qualquer um destes sintomas, você precisa se conscientizar que precisa de ajuda urgente. Você a todo momento precisa ou acha que precisa estar atualizado com o que está acontecendo no mundo? Você pode estar doente. Portanto, sempre que possível, visando manter sua saúde mental em ordem, procure ajuda especializada e tente praticar o que os profissionais chamam de “Estado de Presença”! Procure fazer uma coisa de cada vez e viva o momento presente e harmoniosamente, tendo a consciência que não poderá se dar conta de tudo o que acontece em volta do mundo e nos ciclos onde se relaciona.

Procure sempre que possível filtrar as informações que realmente é necessária. Priorize seu tempo, se organize melhor nos atendimentos das tarefas e atividades profissionais e pessoais. Procure ser mais presente em você e nas pessoas que estão à sua volta.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.