Periodicamente, a Revista Carreiras TI aborda o tema das Hard Skills (habilidades técnicas) e das Soft Skills(habilidades sociais) como habilidades que os recrutadores destacam como atributos diferenciais a serem identificados nos candidatos às vagas em suas empresas.
Durante muito tempo, as Hard Skills foram consideradas como atributos “superiores” às habilidades das Soft Skills. Esse fato ocorria porque as Soft Skills eram consideradas mais difíceis de serem mensuradas e quantificadas, como as Hard Skills. Faz sentido! Como quantificar empatia, resiliência e a capacidade de trabalho em equipe? Durante anos todos nós apresentamos, em nossos currículos, os certificados, diplomas e experiências de trabalho porque é fácil registrar e comprovar.
Mais recentemente, especialistas da área de gestão de pessoas têm buscado uma nova terminologia para atribuir o devido valor às Soft Skills e modificar a percepção enviesada de que estas são inferiores às Hard Skills.
Esses especialistas afirmam que, implicitamente, as habilidades “Hard” denotam maior conveniência enquanto as habilidades consideradas “Soft” podem ser consideradas dispensáveis, diante das exigências das atribuições dos cargos nos organogramas.
A tentativa de atribuir o devido valor a algumas das habilidades sociais como Inteligência Emocional, Capacidade de Resolução de Problemas, Pensamento Crítico, Resiliência, Comunicação, Criatividade, Flexibilidade e Iniciativa, dentre outras passa pela mudança da expressão de “Soft Skills” para “Essential Skills, ou “Competências Essenciais”, ou ainda, “Competências Complexas”, ou “Capacidades Humanas”.
É consenso entre os especialistas que as habilidades técnicas podem ficar obsoletas em um curto espaço de tempo.
Quem lembra dos cargos de datilógrafo e digitador, por exemplo?
Quem pode se arriscar a tentar acertar quais serão as habilidades técnicas demandadas nos próximos cinco anos?
Difícil afirmar…
Contratar os recursos humanos que possuam as habilidades sociais ou competências essenciais que possam desenvolver as habilidades técnicas futuras é o caminho para investimento com retorno de capital assegurado.
Empresas como Amazon e Google indicam que aqueles colaboradores que possuem e desenvolvem as Soft Skills de Capacidade de Aprender e a Capacidade de Resolver Problemas Complexos podem trilhar uma carreira de sucesso.
Por que as Soft Skills são tão importantes quanto as Hard Skills?
Vejamos o seguinte cenário, que não precisa ser aplicado especificamente à área da Tecnologia da Informação:
Um determinado colaborador possui excelentes habilidades técnicas na condução e execução de projetos em uma organização. Porém, se ele não tiver a adequada capacidade para entender o que o cliente ou as partes interessadas – stakeholders – desejam em seus projetos, ficará difícil realizar as entregas esperadas. De forma similar, se o mesmo colaborador não tiver a capacidade para se comunicar eficientemente com os membros de sua equipe, motivando-os no desenvolvimento das atividades e tarefas de execução dos projetos, o fracasso estará à espreita, esperando uma oportunidade para se manifestar.
Entendemos que na área de Tecnologia da Informação os desenvolvedores de software precisam, além de saber codificar (Hard Skills), ter a visão de negócios – solução de problemas (Soft Skills) – para entender o que os clientes desejam e, assim, possam construir o que será realmente útil e entregar o valor esperado ao final.
Como incluir as Soft Skills desenvolvidas no currículo?
Saber incluir corretamente as habilidades sociais no currículo é um diferencial importante.
Por exemplo, listar as Soft Skills antes das Hard Skills será interessante se a vaga a qual se está candidatando caracteriza explicitamente que para aquela função as habilidades sociais são relevantes.
Ao listar suas habilidades, é desejável que você adicione um nível de habilidade a elas (por exemplo, iniciante, intermediário, sênior). Isso auxiliará o recrutador a ter uma ideia ou percepção mais apurada sobre como você conhece uma determinada habilidade.
Relacionar experiências anteriores, como capacidade de chefia ou liderança, que possam ser comprovadas pode ser um diferencial para se obter uma vantagem sobre outros candidatos que concorrem à mesma vaga.
Por exemplo:
Coordenei uma equipe de 10 pessoas para desenvolver um vídeo para as redes sociais de um cliente que teve como resultado o aumento significativo da audiência dos canais vinculados ao cliente.
Lembre-se que:
- as habilidades sociais são atributos que definem como você interage no ambiente de trabalho, como lida com os aspectos de responsabilidade, compromisso com os resultados ou busca melhorias, entre outros. Esses atributos são importantes para o desenvolvimento e o crescimento da carreira, seja qual for o setor e os recrutadores valorizam e, em muitos casos, priorizam a contratação de pessoas que demonstrem possuir as Soft Skills desejadas em vez das Hard Skills;
- as Hard Skills são as habilidades que podem ser mensuradas, a partir da obtenção de graus de educação, treinamento, certificações e experiências profissionais;
- as Soft Skills, por outro lado, podem ser traços de personalidade ou podem ser obtidas através da experiência de vida;
- ao se candidatar a um emprego, certifique-se de listar as habilidades sociais relevantes para você; e
- todas as profissões irão exigir uma mistura de ambas.
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Ew Sistemas TI.