Git é um sistema de controle de versão, utilizado para a criação de um histórico de alterações em código fonte de projetos de desenvolvimento de software. O sistema de controle de versão, permite o controle e função de registrar quaisquer alterações realizadas em código, armazenando essas informações e permitindo que, caso seja necessário, revertê-las para uma versão anterior.

GitHub é um repositório remoto, criado como um serviço online de hospedagem de repositórios do Git. O GitHub serve, fundamentalmente, para facilitar o controle de versões de um código com armazenamento em nuvem, funcionando como um servidor que agrega todas as modificações realizadas no código-fonte, unificando as diferentes versões de código e seus históricos de versões, possibilitando o acompanhamento e colaboração com projetos de diferentes equipes. Umas das principais funções e o compartilhamento de um projeto, por exemplo com outros desenvolvedores no gerenciamento do códigofonte e seu histórico de mudanças.

Conceitos Importantes

Repositório

Repositório se refere a um contêiner online onde seu código-fonte pode ser armazenado, contribuído e gerenciado ao longo do tempo. Ele pode ser público ou privado, local ou remoto. Pode ainda, armazenar códigos, imagens, áudios ou elementos relacionados ao seu projeto.

Branch

Branch é uma cópia do diretório ou o nome dado a uma versão (ramificação) do projeto. O branch padrão do projeto é o master. Branches normalmente são utilizados para separar alterações grandes ou novas funcionalidades do projeto, por exemplo: Existe um projeto de Software, os desenvolvedores já fizeram quase toda a parte do Software, mas existem alterações para fazer no sistema de usuários do Software e algumas a fazer no sistema de posts do Software. Para isso, cria se uma branch “usuarios” e uma “posts” (ou algo do tipo) e fazem-se as alterações nessas branches, um time trabalha em cada uma dessas branches, enquanto isso, outro time continua trabalhando em pequenas mudanças ou bugfixes na branch master. CARREIRAS

Commit

Commit é um comando que move os arquivos da state área para um repositório local. Um commit é um grupo de alterações no código. Toda vez que você quiser “salvar” as alterações feitas por você no repositório, você commita essas mudanças. Um commit contém as alterações que foram feitas nele e uma mensagem descritiva, além de informações meta (data, autor, etc). O ideal é que os commit sejam feitos de forma lógica e organizada, por exemplo: Você criou uma alteração no layout e vai comitar ela depois, ao invés de fazer commits separados (“Adição de div no HTML”, “Alteração do CSS”, “link do CSS”), faça um só commit (“Alteração no layout: “). Ou seja, faça commit de alterações já completas ou que possam ser completadas por alguém. Nunca separe alterações em pequenos commits de poucas mudanças.

Merge

Um merge é a união de duas branches, normalmente, merges são feitos na branch master. No exemplo do blog, quando a alteração do blog for terminada, alguém vai unir essas alterações na branch master para que elas possam finalmente fazer parte do projeto de fato. Os merges costumam dar bastante problema, pois os códigos podem (e provavelmente vão entrar em conflito). Se houverem alterações no mesmo arquivo ou o git não conseguir definir se alguma linha deve ou não entrar no projeto por motivo de conflito, essas alterações deverão ser corrigidas manualmente.

Clone

Um clone de um repositório funciona como uma branch de um repositório online em um repositório local. Ou seja, quando se deseja trabalhar em um repositório hospedado no github, clona-se esse repositório para o seu computador, trabalha-se nele, e então é pedida a permissão para atualizar as alterações online.Pull. É uma atualização do repositório local. É feito um merge do repositório online com o local para que os conflitos sejam resolvidos e seja possível enviar o código (sem conflitos) para o repositório online por meio de um push.

Push

Envia (ou tenta enviar) o código para o repositório online.

Fork

O fork é como um clone, porém dentro do github. Isso quer dizer que o repositório não vai ser baixado para seu computador, mas será criado um igual na sua conta

Pull Request

Um pull request é um pedido que se faz ao dono do repositório para que esse atualize o código dele com o seu código. Ou seja, você pede para que o dono do projeto ao qual você quer contribuir adicione suas modificações ao projeto oficial.

Aqui estão alguns tutoriais que valem a pena conferir

Git-it: https://github.com/jlord/git-it-electron
· Vídeos freeCodeCamp: https://youtu.be/vR-y_2zWrIE
· Treinamento GitHub: https://services.github.com/ondemand/resources/
· Cheatsheet Git: http://ohshitgit.com/
· Rocketseat: https://www.youtube.com/watch?v=2alg7MQ6_sI&t=617s

Conclusão

Git e GitHub é indispensável para qualquer profissional de tecnologia que deseja trabalhar com programação de software e tem muito recurso para agregar à sua carreira e conhecimento. Criar um perfil no GitHub é muito indicado para os profissionais de programação para aumentar as oportunidades de trabalho e observações de outros projetos de profissionais mais experientes.

Referências

Git. Disponível em: https://git-scm.com. Acesso em 24 abr. 2021. GigHub. Disponível em: https://github.com. Acesso em 24 abr. 2021.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.