Muitos de nós já devem ter ouvido falar em geração X, Y e Z. Esta definição foi feita com base em estudos do comportamento humano no uso de produtos, serviços ou relações no ambiente de trabalho e sociais. Com a evolução e uso de novas tecnologias por estas gerações ficou ainda mais evidente como elas são diferentes.
E neste ponto que trouxe esse tema para apresentar uma visão gerencial de como são essas gerações em um ambiente de trabalho de tecnologia da informação e como aproveitar o máximo de cada uma.
Se enquadrar em uma geração não é apenas uma avaliação de data de nascimento. Há pessoas que se veem em gerações anteriores ou posteriores mesmo tendo nascido em período indicado pelos estudos. Isso se dá muito pela criação ou contexto que essa pessoa está inserida. Mesmo assim os períodos propostos nos estudos dão uma visão bem interessante de como as pessoas agem nas gerações. Vamos ver estas gerações no contexto geral e de TI.
A geração X compreende os nascidos entre as décadas de 1960 e 1980. São filhos da Geração Baby Boomer (“Explosão de Bebês”) que nasceram no pós-guerra. São pessoas que cresceram com o surgimento tecnológico como computadores pessoais, impressoras, início da internet, celulares, novos meios de comunicação como e-mail, SMS e etc. Esta geração entende como as coisas funcionam em sua essência e lideram com suas evoluções. Procuram conciliar a vida profissional com a pessoal e os cuidados com a família. São profissionais com a vida já estruturada. No ambiente de trabalho vestem a camisa da empresa, são leais e procuram entender como os processos da empresa funcionam procurando aproveitar e melhorar o que já existe.
A geração Y são nascidos entre as décadas de 80, às vezes final de 70, até o início de 90. É uma geração que vive o auge da era digital. Consumidores de tecnologia, usam intensamente a internet e redes sociais. São bastante criativos e multitarefa, podendo discutir assuntos diversos e usar diversos dispositivos ao mesmo tempo. Devido a sua criatividade não se prendem muito a um único trabalho ou buscam mudanças ou novos desafios com frequência.
Já a geração Z são os nascidos no decorrer da década de 90 até 2010. São chamados nativos digitais e praticamente nunca viram a vida fora deste ambiente. São altamente ligados no que acontece no mundo, utilizando-se de todas as formas de comunicação e interação social. Estão sempre engajados em campanhas sociais e apoiam a diversidade. Por serem muito introspectivo, aplicam o conceito do “faça você mesmo”, aprendendo diversos conteúdos, técnicas, tecnologias e conceitos em tutoriais. No ambiente de trabalho ainda são muito inseguros em como atuar ou quanto a carreira a seguir, mas são altamente criativos e conhecedores de diversos assuntos e não se limitam as fronteiras geográficas.
Trabalhar com essa pluralidade de gerações no ambiente de trabalho é muito difícil. Então os gestores e áreas de Recursos Humanos devem entender o que a empresa busca e juntar, de forma balanceada, estas gerações para que as trocas de conhecimentos, criatividade e o senso de responsabilidade contribuam dentro de uma equipe. As vantagens de profissionais que estão focados nas metas, outros na criatividade e outros na diversificação e na visão do que o mundo está desejando, é excelente para geração de produtos e serviços de altíssima qualidade e abrangência. As empresas que desejam conquistar seu espaço no mercado altamente concorrido não podem descartar ter essa multigeração em suas equipes.
Além dos técnicos, gestores e líderes também possuem características de gerações e precisam compreender que não podem tendenciar suas equipes para a geração que está inserido. Os conflitos vão sempre existir, mas o bom líder vai entender e organizar a equipe para que esses conflitos não atrapalhem a produtividade. Para isso, troca de conhecimentos, treinamentos e avaliações dos gestores e líderes neste assunto é importante para que possam alinhar todos dentro da equipe e mostrar o que cada participante nas gerações têm a contribuir evitando que os times estejam em uma “montanha russa” de conflitos.
Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.
Ew Sistemas TI.