EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL|NENHUMA

Como conseguir o primeiro trabalho se não temos experiência.

– Por onde começar?

DADOS:

OCUPAÇÃO | ESTUDANTE

Essa seria sua resposta? Estamos começando o entendimento…

REMUNERADO OU VOLUNTÁRIO?

remunerado, é claro!

A REALIDADE!

Quando cursamos uma faculdade, geralmente não temos nenhum emprego. Quem paga nossas faculdades são nossos pais. Geralmente é assim que acontece com a maioria das pessoas. Talvez você nunca deva ter trabalhado na vida. Muitos alunos têm a felicidade de ter passado todos estes anos anteriores à faculdade sem ter pregado um prego na parede. Outros nem tanto, já trabalham e têm alguns que pagam a sua própria faculdade, por meio de seu trabalho suado. Mas quanto aos alunos que nunca tiveram uma chance de trabalho, nunca foram sequer convidados para um trabalho voluntário, por exemplo. Como conseguir um trabalho enquanto estuda a faculdade? Como conseguir um emprego se não tem nenhuma experiência? Afinal, o aprendiz nunca trabalhou na vida.

A pergunta não é fácil de responder, porque são muitas respostas. Se você é do grupo que nunca trabalhou, somente estudou, realmente não haverá experiência para tentar qualquer vaga no mercado de trabalho, principalmente na área de formação. Contudo, você pode começar a trabalhar em grupos de voluntários. Procure em sua cidade algum grupo ou empresa, que você possa trabalhar voluntariamente. Sem receber por nada, e algumas vezes você não receberá nem o valor da passagem do ônibus. Aí complicou! Como trabalhar sem dinheiro para o transporte? Bom, às vezes temos que investir em nossa carreira, precisamos fazer este tipo de investimento, para conseguir algo maior mais a frente. “Mas professor, não tem outra saída!” Sim. Tem sim. A outra saída é você conseguir estágio remunerado nas empresas de sua região. Procure o SINE de sua cidade. Inclusive agora não é mais SINE, e sim TRABALHE BRASIL.

Têm vagas para home office também, basta procurar as vagas de seu interesse. Assim fica mais fácil seu estágio ou primeiro emprego. Não se esqueça que você é o protagonista de sua história, seja voluntário ou estágio, faça sempre o melhor, procure sempre aprender.

A Palavra “estudar”

Transitivo direto e intransitivo. Adquirir habilidade e/ou conhecimento. Cursar aulas ou frequentar cursos, faculdades, etc.

(Fonte: Google). Desde cedo ainda pequeninos até hoje, nós ouvimos essa palavra. Ela vem carregada de várias emoções e cobranças. Nossos pais desde criança também receberam de seus pais essa palavra carregada de emoções e cobranças. Primeiro vamos explicar porque emoções e cobranças.

Emoções porque para quem gosta de estudar, a palavra ESTUDAR tem forte indícios de prazer e satisfação. É fácil estudar quando se gosta, quando se tem prazer, quando não é uma cobrança. Contudo, na contramão da palavra ESTUDAR têm fortes indícios de cobrança, é quando a criança é cobrada pelos pais para estudar enquanto não quer estudar. “Menino você tem que estudar, estudar faz bem e servirá para você e seu futuro”. Algo errado? Não. De forma alguma, estudar realmente faz bem e servirá para nosso futuro próximo e longínquo.

Só para quem não gosta de estudar soa como cobrança. “Meu pai só me cobra”. “Minha mãe toda hora manda eu ir estudar.” É neste sentido, que devemos entender que a palavra “estudar” é uma cobrança e sem nenhuma emoção. Outra grande preocupação são os alunos que hoje estão na faculdade e estão no segundo grupo explicado acima. Ou seja, sempre foram cobrados porque nunca gostaram de estudar. Porém, hoje é um homem maduro e está cursando o ensino superior. Para estes alunos, sempre a palavra estudar soará como cobrança por parte do professor, por exemplo.

Como professor universitário há mais de 25 anos (completos no mês de junho de 2020), posso afirmar por experiência em sala de aula, estes alunos não conseguem cursar a faculdade sem reprovar nas disciplinas. Já no primeiro semestre saem do fluxo da grade por reprovação. Entretanto, sempre há uma saída para resolver qualquer problema quando se quer. Ainda mais este tipo de problema que chamamos de estudar. Oh palavra linda! Porque é por meio dos estudos que crescemos, amadurecemos, conseguimos melhores empregos e trabalhos. Por meio dos estudos, conseguimos chegar mais fácil no topo da pirâmide que se chama sucesso profissional.

Você pode ficar rico do seu trabalho, poucas pessoas no mundo conseguem isto. A outra maneira é ficar rico ou milionário ganhando na loteria, por exemplo. Mas tem outra maneira que só depende de nós, a palavra se chama ESTUDAR.

Você está estudando de forma errada?

Atualmente vemos nossos alunos “patinando” no gelo sem controle do EU. Sem entender como estudar e o que realmente significa essa palavra tão importante e cheia de emoções. Claro que toda regra comporta exceções. Têm alunos que sabem o significado da palavra estudar, e sabem como estudar. Não estamos falando de pegar o livro e estudar, não é disto que estamos falando. Para alguns alunos o fato de sentar e estudar é só por meio de livros. Estudar é assim também, e os livros são verdadeiras fontes de conhecimentos. Me refiro no ponto de vista de ter que estudar, só o fato que precisam estudar, já lembram do livro e de sentar para lê-los, e ficar horas e horas tendo que se concentrar para tentar entender o que se lê.

Você já tentou estudar sem se preparar para tal? Sem ser na semana de provas? Estudar um bom filme por exemplo? Estudar um passeio com os amigos? Estudar assim todos querem, não é mesmo? Mas tente fazer desta forma, procure estudar sem que você saiba que está “indo” estudar. Porque nosso cérebro é nosso maior sabotador, inclusive joga contra o nosso gol. Sabiam disso? Pois é, faça dos seus estudos uma arte para obter os conhecimentos e o sentido da vida, dos relacionamentos. Portanto, você terá que ler livros, assistir filmes, conversar com outras pessoas, etc. Você vai estudar a todo instante, procure estudar até no pensamento, mas sem que você se dê conta, ok?

Bom, eu vou contar minha experiência. Eu era do segundo grupo acima descrito por mim mesmo. Não era de estudar, não queria ler livros, não fazia dever de casa que os professores mandavam fazer. Fui crescendo e comecei a interessar por alguns assuntos. Fora assuntos como matemática, português, história, etc. Assuntos relacionados a computadores. Na época, inícios dos anos 80, recém completados 16 anos, passei a cursar três cursos no período da manhã. No período da tarde trabalhava em estágio não remunerado na Polícia Federal como digitador de computadores. E no período noturno estudava na escola, isso mesmo. Estudava à noite com apenas 16 anos. Foi onde comecei a entender, cada vez mais que busco um tipo de informação que gosto, eu acabo aprendendo e eu cresço com a informação aprendida. Seja ela sobre computadores ou matemática. O fato que fui amadurecendo à medida que estudava, mas estudava de forma diferente.

Neste mesmo ano passei a estudar no período noturno conforme relatado, foi o ano que tirei as melhores notas até então em minha carreira de estudante. As menções eram MS ou SS em todas as disciplinas. Até química que eu não gostava, passei a gostar. Porque aprendi que a matéria que você menos gosta é a matéria que você precisa estudar mais, ou seja, se gosta é mais fácil aprender, se não gosta fica mais difícil. Então, foi assim o começo e a partir daí comecei a surfar as melhores ondas dos estudos. E você como está estudando atualmente?

O segredo é o conhecimento em tudo na vida, seja na vida espiritual, porque se você conhece a verdade, a verdade te libertará. É assim para a vida material, emocional etc. Se você conhece a vida você sabe viver bem. E viver bem é saber estudar o que está em nossa volta e ter verdadeiras emoções sem cobranças na carreira de estudante. É saber aproveitar em todos os sentidos.

Hoje leio em média 26 livros por ano, somados a Bíblia que contém 66 livros, totalizando algo em torno de 92 livros lidos anualmente. Cito a Bíblia, porque leio ela inteira no espaço de 6 a 8 meses. E antes era assim? Não. Não lia nada de livros, até meus 7 anos de idade. Depois passei a ler muitos livros, revistas, gibis, etc. Meu pai tinha banca de jornais e revistas. Essa foi outra fase em minha vida, trabalhava com ele desde os meus 8 anos de idade. Não morri por isso e nunca vi ninguém morrer por trabalhar e nem estudar.

O importante é você perceber e notar que a forma de estudar faz toda a diferença. Você pode e deve estudar as matérias, as disciplinas, estudar todos os dias. Enfim, por que estudar só na semana de provas? Se podemos estudar um pouco a cada dia? Lembre-se que o conhecimento não ocupa espaço.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.