1. Você possuía alguma outra profissão antes dessa que atua? Qual?

Sim, eu sou formada também em Gastronomia e possuía em São Paulo uma confeitaria

2. Qual foi a trajetória para seu cargo atual?

Minha trajetória começou desde muito pequena vendo meu pai atuando na área, onde eu tinha curiosidade em vê-lo por tanto tempo na frente de um computador, participando de reuniões e analisando telas com milhares de linhas de código. Para iniciar a estruturação da minha carreira comecei fazendo cursos extracurriculares para iniciantes em computação, hardware também, informática básica. Depois passei para um curso técnico de Desenvolvimento e ingressei na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em paralelo eu procurava me aperfeiçoar mais e fazer parte ainda mais do mundo da tecnologia, então eu me inscrevia para vários workshops e palestras referente ao assunto. E até consegui participar de uma oportunidade de assistente de professor em uma das startups patrocinadas pelo Facebook.

3. O que mais lhe interessa nesta posição?

Me interesso muito pela tecnologia que cada vez mais cresce, inova e modifica. Nas diversas possibilidades de solucionar um problema ou de criar algo novo com diferenças linguagens diferentes.

4. Quais técnicas você usa para garantir o cumprimento dos compromissos de trabalho?

Procuro manter tudo muito bem organizado, colocando minhas atividades enfileiradas por prioridades para assim conseguir me organizar melhor e ter uma visibilidade mais ampla para focar em apenas um ponto de cada vez.

5. Qual foi seu primeiro contato com a profissão?

Meu primeiro contato com o mundo da agilidade começou quando atuava como Dev e participava das cerimônias semanais e desde lá eu já tinha uma admiração e vontade muito grande de um dia conseguir atuar com agilidade.

6. O que você indicaria pra quem está começando na agilidade?

Meu conselho é ler e estudar bastante referente as finalidades dos conteúdos de agilidade. Entender para aplicar de forma eficaz as métricas e dados. Ter amplo conhecimento referente aos detalhes das atividades que estão sendo elaboradas pela equipe e gostar de participar de reuniões, fazer apresentações, falar em público e ser bem comunicativa e organizada.

7. Como você ajuda sua equipe no dia a dia?

Procuro ter um diálogo diário e estar sempre por dentro de dependências que podem ir surgindo no decorrer dos desenvolvimentos. Procuro abrir caminhos para o dev poder desenvolver com maior facilidade e fazer reuniões para apresentar a demanda de forma detalhada para que não haja dúvidas do que deve ser feito.

8. O que sentiu na transição de cargos dentro da profissão?

Eu hoje sou muito feliz na área que estou, sinto que me achei, que encontrei meu lugar dentro da área de TI. Amo o que faço e amo as atividades que tenho que atuar.

9. Qual sua visão referente ao significado do seu cargo atual?

Tenho em vista que o papel de PO é trazer e levantar itens de melhorias e novidades referente ao produto que ele possui. Sendo assim criar as demandas, mensurar o valor que essas demandas possuem de ganhos para a empresa e detalhar as características dos itens que precisam ser desenvolvidos.

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.