O mundo corporativo pós-pandemia da Covid-19 vem incorporando novas exigências, novas habilidades e novos comportamentos, tanto dos colaboradores como das próprias organizações.

Pelo lado das empresas, a cultura e a estratégia organizacionais é que irão determinar o ritmo e a forma de se adequar às novas demandas.

Pelo lado do profissional, caberá ao próprio indivíduo a tomada de decisão de buscar seu autoaperfeiçoamento e desenvolvimento para também estar atualizado ao ambiente do “novo normal” corporativo.

A pandemia trouxe relevância ao ensino a distância, bem como com as questões relacionadas com a autoaprendizagem. 

As empresas, as famílias e o mundo como um todo encontraram-se diante dos desafios de continuar a estudar e a superar as dificuldades impostas pelo afastamento obrigatório dos escritórios e das salas de aula. 

O processo de autoaprendizagem pode ter sido mais fácil para alguns e muito penoso para outros.

A autoaprendizagem exige preparação e autonomia.

Como desenvolver a autoaprendizagem?

A autoaprendizagem exige, em primeiro lugar, a organização. O estudante autônomo precisa ter em mente, de forma clara quais são seus objetivos. E isso pode começar determinando um cronograma de estudos voltado para atingir os objetivos de aprendizagem dentro de um período. 

Uma vez tendo listado e estabelecido os objetivos e organizado o cronograma será necessário estabelecer metas e prazos. Essa determinação ajudará a cumprir as tarefas que apontam para os objetivos.

Para atender às metas e prazos estabelecidos o estudante precisará de disciplina. Esse aspecto depende de indivíduo para indivíduo e vai requerer, em muitos casos, as mudanças de mentalidade e hábitos.

A tecnologia é uma importante aliada do estudante autônomo. A internet disponibiliza grande quantidade de conteúdo em vídeos e textos que auxiliam quem está iniciando no processo de autoaprendizagem.

Para facilitar a adequação aos processos de autoaprendizagem o estudante autônomo pode optar pelas novas tendências de aprendizado: a microaprendizagem e a personalização.

A microaprendizagem é o processo que permite desenvolver uma experiência de aprendizado curta e com foco direcionado. Ela também pode auxiliar no aprendizado de conceitos ou habilidades específicas. Esse formato permite aos alunos consumirem conteúdos diversos por partes, ou pequenos de informação com a finalidade de ajudar a reter as informações que aprenderam.

A vantagem de desse processo é desenvolver o próprio ritmo de aprendizagem. 

A personalização da aprendizagem é o processo que permite aos estudantes autônomos escolherem o aprendizado a partir de suas necessidades ou de objetivos exclusivos. 

As trilhas de aprendizagem, que já foram abordadas aqui na edição da Revista Carreiras TI do mês… ano… são exemplos de como aliar o aprendizado de conteúdo personalizado e flexível, que vai ao encontro das necessidades e objetivos individuais.

As trilhas de aprendizagem personalizadas contribuem para o desenvolvimento de habilidades específicas. Palestras da plataforma TED, hackatons, cursos on-line, webinars e workshops são alguns dos recursos para a personalização da autoaprendizagem.

O profissional do século XXI é o responsável pelo seu autodesenvolvimento. 

Não deixe o seu desenvolvimento profissional a cargo apenas de sua organização. Desenvolva uma cultura de aprendizagem contínua que contemple as habilidades técnicas e sociais.

Sua carreira é o seu negócio!

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.