Nos últimos anos, muito se fala em quais serão os empregos e postos de trabalho do futuro, e que habilidades serão necessárias para desempenhar estes novos papéis. Não só para as novas profissões que irão surgir, mas também muitas das atuais profissões requerem novas habilidades técnicas e comportamentais.

Uma das empresas que tem se destacado na preparação dessa nova geração de profissionais em tecnologia é a mundialmente conhecida Google. Através do programa Grow with Google, ela oferece treinamentos de baixo custo e outros gratuitos, em ferramentas e recursos, a fim de ajudar no desenvolvimento de novas habilidades e no crescimento da carreira atual, como também melhorar ou levar seus negócios para o mundo digital.

Em artigo postado pela Google na Atlantic Re:thik e com título “Preparing the Next Generation of Tech Talent”, encontram-se vários depoimentos que partem desde pessoas sem perspectiva alguma de conseguirem emprego, até outras que, mesmo empregadas, não tinham condições financeiras de arcar com os custos de uma graduação em TI e, consequentemente, conseguirem novas colocações no mercado de trabalho. O certificado de profissional de suporte de TI da Google, dentre outras formações disponibilizadas, está mudando a história de vida de muitas pessoas, em sua grande maioria, pessoas de baixa renda. A demanda por pessoas com talentos digitais é crescente e a maioria dos empregos exigem habilidades digitais básicas na realização de grande parte das rotinas diárias. 

O que se tem visto na grande maioria dos jovens hoje em dia, é reflexo do que as redes sociais proporcionam, ou seja, temos muita gente entendida, e até especialista, no uso de redes sociais e smartphones. Porém, muitos destes não possuem habilidades digitais necessárias para os empregos atuais. Essas habilidades vão desde organizar dados e formatar planilhas, realizar atividades em espaço digitais colaborativos, passando por editores de texto disponíveis em plataformas em nuvem, e que também podem ser disponibilizados e elaborados de forma colaborativa, até criar apresentações de slides. Habilidades que podem ser utilizadas nas escolas, nos trabalhos e em suas vidas, de modo geral.

No artigo “The Smartphone Generation Needs Computer Help”, também publicado pela Google na Atlantic Re:thik, Kenneth Cole no Boys & Girls Club de Dane Country, é responsável por direcionar adolescentes para as telas dos computadores de mesa, onde ele ensina o currículo online do Grow with Google Applied Digital Skills. Onde dentre outras aulas, ele leva, por exemplo, os membros do clube a aulas sobre a construção de currículos digitais que podem ser personalizados e tornar a procura de empregos online mais fácil. Podem aprender a criar blogs, orçamentos para eventos, entre outras possibilidades. Para crianças e jovens, que costumam passar o dia conectadas e manuseando seus smartphones, esses tipos de tarefa podem ser experiências bem atraentes. 
Smartphones são sem sombra de dúvidas ferramentas poderosas, mas podem estar escondendo uma deficiência ou escassez das reais habilidades digitais que esperamos dos nossos jovens. Ainda, conforme Fe Moncloa, Ph.D da Universidade da California:
“Não adianta ter a tecnologia à sua frente se você não sabe como usá-la.”
Por fim precisamos, sociedade e governantes, dar mais atenção à educação digital de nossas crianças e jovens a fim de termos profissionais minimamente preparados para as atividades, não somente profissionais, como acadêmicas e sociais, em relação ao uso das tecnologias atuais e o conhecimento prático e teórico necessário para o bom uso dessas ferramentas digitais. 
E você, o que acha dessas habilidades digitais e do uso excessivo e sem objetividade dos smartphones?

Você pode ler a revista online aqui no site ou realizar o download. Para isto basta acessar o menu superior Edição Atual e Anteriores, escolher o ano, rolar a página para encontrar a edição desejada. Clicar no botão Ler Online ou Download.

Ew Sistemas TI.